.

.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Identifica os instrumentos de altura definida e indefinida



Identifica auditivamente os instrumentos de altura definida e indefinida

Para Jogares Clica AQUI

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Instrumentos Orff




Instrumentos de sala de aula

Os instrumentos de sala de aula, também são conhecidos por instrumentos Orff.
Este nome vem do compositor alemão, Carl Orff, que deu um contributo muito importante no desenvolvimento do ensino da Educação Musical.
Orff, integrou nas aulas de Educação musical, instrumentos populares de fácil utilização proporcionando às crianças um contacto directo com a música instrumental.
Os Instrumentos Orff, agrupam-se em três famílias:
- Madeiras;
- Metais;
- Peles

Para alargares os teus conhecimentos, deixo-te aqui alguns links que podes visitar:

CLICA AQUI


e AQUI



SOPA DE LETRAS

CLICA AQUI

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BRINCANDO COM OS SONS DO CORPO

Como sabes, podemos produzir sons com o nosso corpo, a esses sons damos o nome de timbres corporais:
- Palmas;
- Pernas;
- Pés
- Estalinhos.


Em casa vais explorar sons que possas fazer com o teu corpo, tenta ser o mais criativo possível.
Deixo-te uns filmes para te poderes inspirar.













Na próxima aula traz uma sequência de sons corporais para que possamos analisar e debater.

FONTES SONORAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

O que é uma fonte sonora?
- Uma fonte sonora é tudo o que possa provocar som, como por exemplo um cão (ladrar), um carro (a passar), um violino (a tocar), a chuva a cair etc.

Os sons podem-se classificar em fontes sonoras convencionais e não convencionais.

As Fontes Sonoras convencionais são as produzidas por instrumentos musicais.

As Fontes Sonoras não convencionais são as produzidas por objectos, pelo miar de um gato, trovoada, trabalhar de um tractor, entre outros.

Com a ajuda de um gravador ou com o teu telemóvel, podes gravar fontes sonoras convencionais e não convencionais e trazeres para a aula, seria uma boa maneira de exercitares o teu ouvido e dares a ouvir aos teus colegas para eles identificarem qual a fonte sonora.