.

.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Revisão das figuras rítmicas

2 comentários:

Vasco Pereira disse...

Não estou de acordo com a valorização das figuras com respeito à sua duração, porque é errado. As figuras só têm valor relativo em relação umas com as outras. Uma semibreve não vale 4 tempos, mas SIM O DOBRO DA MÍNIMA, 4 vezes mais que a semínima, etc., etc. Porque se fosse correcto o que escreveu, como explica o compasso 4/2 ou 3/2? Ou ainda o 2/2? Agradeço que faça a respectiva correção.

Fátima Silva disse...

Para responder à sua pergunta eu também concordo consigo, mas como deve ter reparado este blog serve de apoio à matéria do 5º e 6º ano do ensino básico, para os meus alunos, na minha escola e com todas as diferenças inerentes a estes alunos.
Como músicos ou profissionais da música, todos nós sabemos isso mas não é fácil explicar isso a alunos de 9 anos, pelo menos aos alunos das turmas que lecciono. A teoria aqui é um pequeno apoio explicado da maneira mais fácil e simples, é um tira dúvidas quando estão a estudar para os testes. O mais importante sim é a prática, pois as crianças precisam de fazer “MÚSICA”e VIVENCIAR a música, experimentar, explorar etc
Quantos aos compassos 4/2, 3/2, ou 2/2 nem sequer fazem parte do currículo, e mesmo os de divisão ternária no 6º ano, passo muito levemente pois cada um sabe os alunos que tem e até aonde pode ir.
Agradeço o seu comentário pois é sinal que a minha página lhe despertou interesse, só que não é para profissionais nem para meninos de colégio.
Obrigada